CUT PR > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > CÂMARA VIRA AS COSTAS PARA A EDUCAÇÃO PÚBLICA

Câmara vira as costas para a educação pública

12/11/2012

Em nota, a CNTE deplora a falta de compromisso dos deputados que rejeitaram a destinação dos royalties do petróleo para a educação

Escrito por: CNTE

 

 

A CNTE lamenta, profundamente, a decisão do plenário da Câmara dos Deputados que rejeitou, na última terça-feira (6), o substitutivo do dep. Carlos Zarattini prevendo a destinação de 100% dos royalties do petróleo para a educação.

O descompromisso do Congresso Nacional com a universalização e a qualidade da educação pública revela os bastidores de uma luta de classes intensa, em que as elites nacionais continuam a ditar as regras no Parlamento.

Todo o processo de discussão e votação dos royalties foi liderado pela oposição, revelando a falta de coordenação política do governo, que foi quem propôs destinar os recursos para a educação.

Neste momento, a expectativa de cumprimento da meta 20 do PNE, que estabelece o investimento mínimo de 10% do PIB na educação, corre sério risco de não ser cumprida.

Nosso trabalho, daqui para frente, será de buscar a regulamentação desses mesmos recursos dos royalties, além de outros, no processo de instituição do Regime de Cooperação Financeira que visa dar sustentação ao Custo Aluno Qualidade (CAQ).

No próximo ano, os Estados e municípios não produtores de petróleo receberão recursos extras dos royalties na ordem de R$ 8 bilhões. E a CNTE e seus sindicatos filiados cobrarão mais investimentos na educação, a começar pelo cumprimento integral da Lei do Piso do Magistério.

Desde já, é preciso fazer um repúdio àqueles parlamentares que conscientemente sabotaram os planos de efetivação de uma educação pública de qualidade. Conheça os nomes dos deputados federais paranaenses que votaram contra os 100% dos royalties para a educação - e lembre-se deles:

Abelardo Lupion (DEM)

Alex Canziani (PTB)

Alfredo Kaefer (PSDB)

Dilceu Sperafico (PP)

Eduardo Sciarra (PSD)

Fernando Francischini (PEN)

Leopoldo Meyer (PSB)

Luiz Carlos Setim (DEM)

Nelson Meurer (PP)

Nelson Padovani (PSC)

Professor Sérgio de Oliveira (PSC)

Reinhold Stephanes (PSD)

Rosane Ferreira (PV)

Sandro Alex (PPS)

Takayama (PSC)

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
Senadora Gleisi Hoffmann fala sobre a campanha
Senadora Gleisi Hoffmann fala sobre a campanha "Anula Reforma"

http://anulareforma.cut.org.br

RÁDIO CUT
Rede Brasil Atual Somos fortes somos cut

R: João Manoel, 444 - Cep: 80510-250 - São Francisco - Curitiba/PR
Telefone (41) 3232-4649 - Fax (41) 3324-5106 - E-mail: cutpr@cutpr.org.br