CUT PR > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SEGUNDO ENCONTRO DO FORMIGUEIRO EM FOZ DO IGUAÇU DEBATEU O TEMA MORADIA

Segundo encontro do Formigueiro em Foz do Iguaçu debateu o tema moradia

08/05/2018

Assentados do MST e moradores de ocupações também participaram da atividade

Escrito por:

No último sábado (5) foi realizado, no assentamento Antonio Tavares, em São Miguel do Iguaçu, o segundo encontro do programa de formação popular e permanente da CUT, o Formigueiro. Enquanto a primeira atividade realizada em março debateu a educação, o tema da vez foi “Direito à Moradia”.

“Esta etapa envolveu assentados e acampados do MST, bem como, moradores de bairros distintos das cidades da região. Militantes de ocupações, bairro periféricos e mais estruturados estiveram conosco debatendo. Esse cenário, essa participação, enriqueceu em muito o debate”, afirma a secretária de formação da CUT Paraná, Cida Reis. Aproximadamente 70 pessoas participaram da atividade.

Com o grupo estabelecido e os debates em uma crescente, o desafio foi pensar ações coletivas para enfrentar o problema da falta de moradia. “Na conclusão do grupo as ações coletivas passam pela participação política considerando a defesa da reforma agrária, a moradia como direito imprescindível para a cidadania e a defesa das políticas públicas. Isso se materializa na disputa de projeto, sendo a via eleitoral o principal espaço dessa disputa”, relata Cida.

A proposta agora é que o grupo apresentará à Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu uma moção repúdio à aprovação do projeto que altera o artigo 162 da Lei Orgânica do Município, instituindo a “Escola Sem Partido”.

Uma carta em defesa da moradia será produzida pelo grupo e enviada para câmeras de vereadores da região, bem como, servir de referência para subsidiar os debates relacionados com o tema.

O Programa Formigueiro, explica Cida, faz parte das ações da Secretaria Nacional de Formação da CUT, propondo atividades para organizar as comunidades por intermédio de debate sobre os principais problemas enfrentados no dia-a-dia da população. O próximo encontro do grupo deverá acontecer no Sinefi, no próximo dia 2 de junho com o tema mobilidade urbana.

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.

João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta(...)

RÁDIO CUT
Rede Brasil Atual Somos fortes somos cut

R: João Manoel, 444 - Cep: 80510-250 - São Francisco - Curitiba/PR
Telefone (41) 3232-4649 - Fax (41) 3324-5106 - E-mail: cutpr@cutpr.org.br